Empresa de marketing digital: 5 tendências para 2019

Quando o assunto é marketing digital, novidades estão surgindo a todo momento. É preciso estar ligado ao que há de mais moderno para poder montar uma estratégia bem sucedida. Pensando nisso, perguntamos à Ingage Digital, empresa de marketing digital que figura entre as melhores de Belo Horizonte, quais são as 5 principais tendências na área em 2019.

Descubra as respostas!

Empresa de marketing digital: 5 tendências para 2019

1. Data-driven

Uma das tendências apontadas pela empresa de marketing digital, o data-driven consiste em basear a sua estratégia de marketing em dados coletados junto a clientes, fornecedores e colaboradores.

Em resumo, é deixar o “achismo” de lado e analisar cliques, leads, cadastros de novos clientes, fornecedores. Entender o comportamento na web de clientes e potenciais clientes traz um material valioso para a orientação de estratégias e garante que você tome decisões mais assertivas e que se traduzem em melhores resultados.

2. Inteligência artificial

Outra tendência importante para 2019 apontada pela empresa de marketing digital, a inteligência artificial aparece não só em chatbots e adwords, mas principalmente por meio dos assistentes virtuais acionados por comandos de voz.

Comandos de voz, aliás, são cada vez mais uma realidade no ambiente web. Das cerca de 3,5 bilhões de pesquisas feitas no Google diariamente, cerca de 33% são realizadas dessa maneira, via assistentes como Alexa e Bixby.

3. Privacidade

Com o aprofundamento do data-driven e da inteligência artificial, aumentam também os debates sobre privacidade de dados. Desde o ano passado, começou a valer na União Europeia a General Data Protection Regulation, que traz parâmetros para a maneira como as empresas ligadas à mídia e publicidade controlam, revendem e divulgam informações pessoais dos usuários.

A regulação europeia trouxe a discussão do assunto para terras brasileiras e uma lei similar foi sancionada por aqui em agosto de 2018 pelo então presidente Michel Temer. Como o texto só deverá entrar em vigor em 2020, esse ano deverá ser de discussão do mercado sobre a nova legislação.

4. Adaptação às novidades do Facebook

Em 2019, empresas que quiserem alcançar potenciais clientes usando o Facebook precisarão abusar da criatividade para se adaptar a uma nova realidade.

Isso porque a rede social de Mark Zuckerberg efetuou uma mudança no algoritmo que prioriza posts pessoais, ou seja, de amigos e familiares no feed, em detrimento de páginas comerciais.

Com isso, o alcance orgânico das empresas diminuiu consideravelmente, e é preciso buscar estratégias, como ampliar o foco em engajamento dos usuários, como medida para elevar novamente esses números.

5. User experience (UX)

Por último, a empresa de marketing digital destaca a user experience, ou UX, como uma das grandes tendências para 2019. A premissa de pensar em uma experiência única para o cliente, que seja atraente, fácil de usar, altamente personalizável e economize tempo é fundamental em uma estratégia de marketing digital que pretenda ser bem-sucedida.

Do outro lado, páginas com informação dispersa ou incompleta, com design confuso ou carregado, anúncios irritantes e usabilidade complexa, especialmente no que diz respeito a e-commerce, tenderão a perder espaço para concorrentes cada vez mais antenados nessa tendência.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as tendências em marketing digital, não se esqueça de compartilhar o post em suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer melhor o tema!

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