Como fazer uma proposta de compra de imóvel para a sua empresa?

Quando estamos falando sobre apartamento para alugar a burocracia é diferente de quando falamos sobre proposta de compra de imóvel! São assuntos em que pontos de considerações são bastantes distintos… E nesse caso, o ponto comercial é algo extremamente importante para o sucesso do empreendimento. Mas, na hora de fechar negócio, é muito importante ficar de olho na proposta de compra de imóvel, independentemente se a transação será feita à vista ou por meio de financiamento.

Se você não sabe exatamente o que é, nem como fazer a proposta, continue a leitura deste artigo!

O que é a proposta de compra de imóvel?

Depois de visitar alguns imóveis, finalmente você encontrou aquele que funcionará perfeitamente para ser a sede da sua empresa? Então, este é o momento de formalizar a sua decisão de comprar aquele bem.

Para isso, é usada a proposta de compra, um instrumento legal pelo qual o comprador manifesta a sua vontade de adquirir determinado imóvel, estabelecendo as condições para que a transação ocorra.

É essencial que essa documentação seja feita de forma objetiva e clara, estabelecendo os termos negociados e também o período de validade. Se o vendedor aceitar a proposta, dentro do prazo estabelecido, ele aceita também as condições estabelecidas no documento e é feita a transação.

Importância

É a partir dessa documentação que as condições para a transação ficam estabelecidas e são reconhecidas de maneira legal. Ou seja, depois de fechado o negócio, o vendedor não poderá, por exemplo, lhe cobrar taxas adicionais para emitir determinadas documentações ou ainda desistir do negócio por ter encontrado alguém que pague mais pelo imóvel.

Essa também é uma garantia para quem vende, afirmando o seu compromisso de comprar o imóvel e estipulando a maneira como o pagamento será feito, evitando contratempos.

Dicas para fazer a proposta de compra

Agora que você já entendeu porque essa documentação deve ser feita, nós separamos algumas dicas para evitar dor de cabeça na hora de comprar o imóvel para o seu negócio. Confira.

Documentação do vendedor

É essencial que na proposta estejam descritos os dados pessoais de quem está vendendo o imóvel, bem como os seus documentos. Se o vendedor for uma pessoa jurídica, é preciso estar anexada a cópia do CNPJ e a cópia autenticada do Contrato Social.

Também é preciso, nesse caso, da certidão de quitação de tributos e certidões negativas, afinal se a outra empresa tiver alguma pendência ou irregularidade o processo de venda poderá ser anulado judicialmente.

Documentação do comprador

O comprador também precisa apresentar a sua documentação, como CPF, RG, certidão de nascimento ou de casamento, escritura pública do pacto antenupcial e comprovante de renda (no caso dos financiamentos).

Se você for comprar o imóvel em nome da empresa, ou fazer um financiamento usando o seu CNPJ, terá de apresentar as mesmas documentações que citamos acima, comprovando que a sua empresa está dentro da lei e pagando os impostos.

Documentação do imóvel

É essencial que o imóvel seja descrito no documento, incluindo localização, quitação de IPTU, certidão negativa, matrícula e outros itens essenciais.

Lembre-se de conferir se essas informações estão de acordo com o que consta na prefeitura da sua cidade, garantindo que você está assinando um documento realmente referente ao imóvel que está comprando.

Formas de pagamento

Esse é um ponto extremamente importante de qualquer proposta de compra e venda. Pode ser, por exemplo, que o comprador tenha que dar algum sinal para efetivar a compra, e esse valor, obrigatoriamente, precisa estar descrito no documento, bem como a sua data de pagamento.

Uma dica é incluir uma cláusula sobre o direito de arrependimento, estipulando o prazo depois de ter pago o sinal para que o comprador desista da compra, indicando qual a porcentagem que pode ser devolvida do valor já pago. Se o vendedor desistir da venda, também é preciso resolver a questão do que já foi pago (por isso tudo deve estar estipulado na proposta).

Além disso, o documento ainda precisa conter o valor total do imóvel, a forma e o modo de pagamento, como será feito o reajuste e qual índice será usado para isso.

Atenção aos financiamentos

Em relação aos financiamentos empresariais, a principal dica é ficar de olho na cláusula de devolução do sinal caso determinados fatores alheios à vontade do comprador impeçam que a negociação seja feita.

Nesse caso, estamos falando, por exemplo, da recusa do banco em realizar o financiamento (por exemplo, por não considerar o comprador apto para arcar com a dívida ou por problemas em relação à documentação do imóvel).

Em situações como essa é essencial que os vendedores devolvam a totalidade ou uma parte do que já foi pago, e liberem o comprador de possíveis multas por desistência, já que não é “culpa” dele que o negócio não tenha acontecido.

E, então, depois dessas dicas ficou mais fácil elaborar a proposta de compra de imóvel? Ainda tem alguma dúvida? É só deixar um comentário pra gente!

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